"Cozinhar é o mais privado e arriscado acto. No alimento se coloca ternura e ódio. Na panela se verte tempero ou veneno. Cozinhar não é um serviço. Cozinhar é um modo de amar os outros" - Mia Couto in o Fio das Missangas

"Cozinhar com sabor são delícias compartilhadas com amor!" - Aimara Schindler

missão

A Nham Nham – Sabores de Cabo Verde® assume como sendo sua nobre missão a disseminação da culinária cabo-verdiana e, em especial, a da ilha de São Nicolau, de onde é originária a sua mentora. Trata-se de um espaço virtual de convivência e de partilha de conhecimentos no campo da cozinha crioula, onde todo e qualquer cabo-verdiano, e não só, é convidado a participar com críticas e sugestões. Por isso, já sabem, façam o favor de tirar o melhor proveito deste espaço. Obrigado a todos!

 

CRÓNICA

A Nham Nham – Sabores de Cabo Verde® surgiu há pouco menos de um ano, por iniciativa de uma cabo-verdiana originária da ilha de São Nicolau que desde tenra idade exprimiu uma grande paixão pela culinária tradicional.

Como os conhecimentos não são apenas para se acumularem mas também para se partilharem, aproveitou-se da rede social Facebook para criar uma página inteiramente dedicada à culinária de Cabo Verde, onde os cabo-verdianos que estejam na diáspora e que queiram matar as saudades da sua terra natal possam encontrar receitas para confeccionar os pratos que marcaram as suas infâncias, mas também um espaço onde qualquer estrangeiro interessado em conhecer a cultura cabo-verdiana ou passar umas merecidas férias na terra da morabeza possa ficar a par dalgumas das iguarias disponíveis nos bares e restaurantes em Cabo Verde.

Chamo-me Ezilda Duarte Almeida, sou originária do Caleijão, Ribeira Brava, ilha de São Nicolau. Sou engenheira informática e resido actualmente em Portugal. A cozinha típica cabo-verdiana é para mim um hobby.

Na gestão da página tenho o apoio do Éder Oliveira, também cabo-verdiano, originário da ilha de Santo Antão.

 

PÚBLICO ALVO

Todos aqueles que se interessam pela culinária típica de Cabo Verde (mulheres e homens; cabo-verdianas (os) e estrangeiras (os)) vão encontrar nesta página e no seu complemento no Facebook receitas que são facilmente confeccionáveis. Mesmo se não é cabo-verdiano (a) não se inibe em tentar confeccionar alguma das receitas aqui disponibilizadas de que goste. Qualquer dúvida que lhe surja, e no que pudermos ser úteis, entre em contacto connosco por mensagem privada que prometemos responder o mais breve possível.